Saturday, June 7, 2008

Qual será o Futuro dos novos rostos Africanos na moda ?

A expressão - “a ditadura da moda” - é antiga e surgiu porque realmente a Moda sempre ditou duras regras, sempre estabeleceu padrões rígidos quase inalcançáveis .E, como toda ditadura que faça jus ao nome, a Moda sempre esteve envolvida com algumas técnicas de “tortura” - física e psíquica. Chegar o mais próximo possível do padrão de beleza imposto em cada época já envolveu tratamentos estranhos, longos, dolorosos e... caríssimos. A busca pela silhueta perfeita já exigiu o uso de espartilhos apertadíssimos que mais pareciam idealizados por Torquemada... Hoje, a perfeição está intimamente ligada à magreza; ter um corpo com pouca carne e nenhuma gordura é ser perfeito, e ser perfeito é um dos principais requisitos para ser aceite no mundo da Moda, tornou-se meta de milhares de jovens em todo mundo ter medidas cada vez mais reduzidas. Mas existe outra guerra nas passarelas hoje em dia o motivo é a cor da pele...modelos afro descendentes confrontam –se com discriminação racial .
A desproporção entre modelos de raça negra e branca nas passarelas do mundo inteiro é resultado da falta de boa vontade de discriminação?
Não adianta ter um casting de 40 modelos com um negro apenas. É preciso garimpar, e vasculhar melhor para existir mais diversidade racial nas passarelas , campanhas publicitárias
talk shows, na media num geral. O mercado da moda deve lançar um novo olhar sobre essa questão o maior desafio é dar oportunidade e ser unânime . A moda é preconceituosa sim, as vezes eclética, ela é muito dinâmica, trabalha com tendências, muitas das vezes passando a por cima do profissionalismo da côr de pele e etnias, se preocupa com faturamento, a moda corre atrás do brilho, a moda se serve do brilho gerado por pessoas de sucesso. A moda reflecte valores sociais, nossos padrões de beleza e consumo. A beleza negra e usada para inspirar colecções, mas não para a maior participação nos desfiles, esse tipo de discriminação vem se duplicando ate porque hoje em dia os modelos Asiáticos e que comandam ou que mais penetram nas passarelas.
Mas a fusão de referências e influências do Ocidente, do Oriente Américas , Ásia e África não se justifica a visão que temos hoje das raças , principalmente da negra como mero escravo, indolente místico, que é passado e nos livros didáticos. A favor de novas formas de organização social em tempos de “ alternativas e democracia , direitos de igualdade ” - dara lugar ao renascimento de uma nova existência cultural que torna este tema algo sensual, intenso exótico e apaixonante sem ironias será uma paleta de cores requintada, sem que os escuros densos surgem associados a tonalidades mais exóticas... A África foi o berço do homem e pode ser o ainda o futuro da humanidade.
Não se justifica que nas passarelas as pessoas continuam a transformar as suas utopias em vitrines, precisamos romper paradigmas.
















Os Rostos das Mulheres Negras no Mundo da Moda

A beleza Étnica é um doce eufemismo. Mas muitos são aqueles que ficam aquém da realidade. Hoje, longe das artes primitivas e do artesanato, é culturalmente definitiva contemporânea e inovadora, sem renegar as suas tradições milenares.
A criação de cosméticos em caleidoscópio no qual se articulam elementos diversos. Aparentam ser homogéneos, visto que são reproduções de um ideal de beleza que se contrapõe ao ocidental, mas, observadas em detalhes, tornam-se fragmentos da política, da estética, da moda e do mercado. Por essa razão, estamos aqui para servir a toda A Mulher Étnica com produtos de beleza étnicos que afirmam almejar a naturalidade e a espontaneidade.




















Tuesday, June 3, 2008

Homage a Yves Saint Laurent










Homage a Yves Saint Laurent

 

 

Considerado por muitos o melhor dos designers do século XX.

Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent  ,  este precioso talento nasceu na Argélia, na cidade de Oran a 1 de Agosto 1936.

Aos 18 anos de idade  foi descoberto pela Vogue magazine venceu o concurso de moda que lhe deu a carta branca para a sua entrada na famosíssima Casa Dior , trabalhou para Christian Dior ate a  morte do mesmo em 1954 .

Inovativo , Imaginativo e Criativo ,Yves Saint Laurent  criou trademark nas suas roupas  cheias de glamour silhuetas  para as mulheres no mundo inteiro , estabeleceu –se em Paris em 1962 aonde criou a YSL, sua marca .

As suas colecções muitas das vezes influenciadas por pintores da  como Picasso e Mondrian , os seus trabalhos tomaram assim o rumo de arte e classe no mundo da moda .

Num  mundo de mudança rápida da Alta Costura , Saint Laurent foi granizado como o mais influente e a resistente  designer  de todos os  tempo. Do primeiro smoking de YSL e de seus fatos masculinos em forma feminina  , a  guarnição às blusas transparentes , aos casacos estilo  r safari e os vestidos glamorosos, Saint Laurent criou  os clássicos imediatos que permanecem décadas na  moda.

O  revolucionário poder masculino que ele deu forma feminina  das calcas masculinas e o Tuxedo para dar credito as mulheres fez dele um revolucionário e inovador destacado em 1966 .

Revertido e decidido decidiu por no mercado a marca Rive Gauche pronto a vestir  com preços mais acessíveis comparando a YSL, que expandiu então a colecção masculina e acessórios .

Coube a esse Icon da moda usar nas passarelas da Alta Costura as primeiras modelos de raça negra em 1983 .

Em 2002 ,com 65 anos de idade  Saint Laurent retirou –se  do circuito da moda e fechou o seu atelier  em Paris , passou muito tempo em Marrekech , Marrocos.

Os dramáticos  chapéus, as jóias de brilho, os ternos torrados do dia e os vestidos de noite avassaladores são contra balançados com as imagens aceleradas , YSL  continua soube o comando de Stefano Pilati .

 O  legendário desenhador Yves Saint Laurent, que revogou  as regras  da forma , de   pôr mulheres nos  elegantes fatos masculinos  que vieram definir como as mulheres modernas a se vestirem ate hoje , morreu aos 71 anos de idade .